o pequeno senão da tarde
30 de junho de 2007
A mensagem escrita enviada com sentimento. Não obteve resposta e provavelmente foi ignorada.
1
espairecer (2)
Confirma-se a ideia que o “Anónimo” e o Jó avançaram. Não espaireci rigorosamente nada. Nada. Não serviu para descanso nenhum, pelo contrário. Agora resta-me o acampamento com a miudagem, daqui a três semanas. Mas espero pôr a cabeça em ordem antes.
2
espairecer
27 de junho de 2007
É o que eu estou a precisar. No sábado passado imprimi os habituais marcadores semanais com o texto da semana anterior. O que já suscitou o “feedback” de duas pessoas diferentes. Pelos vistos, apesar de convencido de o ter feito, esqueci-me de actualizar o texto. É assim. Coisas vão acontecendo e a minha cabeça vai ficando do avesso. Preciso de um dia para espairecer. Já no sábado há piquenique de jovens, e daqui a pouco mais de três semanas um acampamento com miudagem. Espero que seja suficiente.
3
Nuno, esta é para ti
24 de junho de 2007
SPORTING campeão nacional 2006/2007 em Juvenis.
8
ante-pré-época (2)
23 de junho de 2007
É que o que está a dar pica no meio disto tudo é que os outros dois também se estão a reforçar. O Porto está, como todos os anos, a comprar um batalhão de jogadores na esperança que lhes saia um génio no meio de tantos aselhas. Do lado do Benfica, o presidente já disse que o Cardozo é homem para marcar 20 golos por época, portanto mais que 5 ou 6 não deve marcar. Só que se o Porto decide mandar o Quaresma para Espanha, se o Benfica decide mandar o Simão para Inglaterra e se o Sporting decide mandar o Veloso para não sei onde, vai ficar um bonito serviço, vai.
0
por falar em russos
Qual é o nome deles mesmo? É mesmo Izmailov e Vukcevic? E se for, como é que isto se pronuncia?
1
ante-pré-época
Cá para mim aquele Derlei ainda se vai tornar num “Jardel dois”. Tirou um ano sabático (pronto, um ano e meio) e agora vai regressar em grande. Com o Gladstone, o Izmailov, o Vukcevic e, não há mal em sonhar, se calhar o Grimi, vamos ficar com uma equipona. Fora os que já là estão. E já nem falo no suposto avançado de renome que esperamos. Venha daí essa pré-época que este ano vai ser bonito.
2
este maradona (em minúsculas)
Não tem emenda. De cada vez que vou là, ao blogue do maradona (em minúsculas), é uma surpresa.
0
o blogue despiu-se
22 de junho de 2007
Devido a problemas de alojamento, as imagens que compõem o design deste blogue estão indisponíveis. Algo que voltará ao normal muito brevemente. Assim o espero. Actualização: reparado.
0
golfinhos a darem à costa?
19 de junho de 2007
E porque não? Se derem à costa hei-de arranjar um motivo mais que interessante para gozar com a situação aqui. Por exemplo um arrastão de golfinhos, em Carcavelos. Sempre é uma hipótese.
0
next blog design: the preview
Está em preparação a edição de Verão do Blogue 101, a que eu, muito carinhosamente, chamei de “Summer 07 Edition”. Não se trata de discutir aqui bandeiras azuis, gelados da Olá ou golfinhos a darem à costa. Não, trata-se apenas de um design novo. É nisso que eu sou bom, já sabem. Aqui fica uma amostra. Babem-se, leitores!



Muito brevemente haverá novidades.
1
caríssimos portugueses
18 de junho de 2007
Ponham os olhos na Inglaterra, que pôs na Formula 1 um piloto que é capaz de vencer algo mais que um terceiro lugar num Grande Prémio atípico onde só participaram seis tipos. Lewis Hamilton, de seu nome, é o exemplo a seguir. E ainda por cima é preto. Sobre o nosso, eu percebi logo de início que aquele “bigode-pêra” estranho que o Tiago Monteiro usa, ou o raio que aquilo é, não podia ser portador de bons presságios para a nossa nação. Nem, aliás, o crânio “QI de 1000” do Pedro Lamy. Esse, pelo menos, là deu créditos hoje, na mais mítica prova de automobilismo de sempre (porra, é que são vinte e quatro horas seguidas sempre a dar-lhe!). Vá là, vá là.
0
e fecha o pano...
16 de junho de 2007
Curiosamente hoje vou dormir com a sensação de dever cumprido e de dia muito bem passado. Por tudo o que aconteceu, principalmente os pequenos detalhes. As duas notas abaixo escritas são prova disso.
0
desejo intenso (2)
Quando? Foi hoje. À tarde. Um encontro, um programazinho, um qualquer coisa. No fundo, um tempinho precioso e bem passado. O desejo intenso que se segue é fazer este encontro, programazinho ou qualquer coisa regularmente.
4
ajudar o próximo
Hoje começou uma nova era de bom samaritanismo para mim. Fui doar sangue. Pela primeira vez. E nem a agulha nem o sprayzinho me conseguiram fazer frente. No fim houve sande de fiambre e suminho natural de laranja.
0
definição de cinema de autor
15 de junho de 2007
É um filme fraquinho do qual não percebemos patavina, mas sobre o qual dá estilo, classe e postura dizermos que adorámos, debitando frases da treta pré formatadas, e fazendo ainda, de preferência, psicologia de balcão. Idealmente o filme deve ser coreano ou de um desses países que não lembram a ninguém, e se for a preto e branco com dois minutos de diálogo para três horas e vinte de cenas onde os actores se olham olhos nos olhos, melhor ainda.
10
mania do css, ou frustração
Quando eu vejo o que alguns tipos fazem aqui, assusto-me e apetece-me desistir. Mas o meu bom senso leva-me a crer que, no fundo no fundo, um dia hei-de là chegar e também conseguirei conceber preciosidades daquelas!
0
por falar em desistir...
Já por várias vezes tenho deixado este blogue confiado ao seu destino. Sem intervir nele durante vários dias. Semanas até. Às vezes a vontade é essa, carregar em “Delete!” e pôr um bilhetinho na porta a dizer que me ausentei até não se sabe quando. Mas depois aparecem amigos a perguntar-nos quando é que isto anda para a frente porque, antes, este blogue era dos primeiros a ser lido, e com entusiasmo. Portanto, caros leitores, quer eu escreva obras de arte ou postas de bacalhau, enquanto tiver amigos destes, vão ter que gramar comigo.

Um beijinho especial para ti, querida amiga!
0
fly me to the moon
14 de junho de 2007
Este ano, tanto a minha irmã como o meu irmão – e para isto soar bem convém explicar que ambos têm as suas vidas e respectivas famílias, embora morem no mesmo prédio – vêm de avião para passar férias a Portugal. Coisa inédita. Se virem por aí um A380 proveniente de Genebra, façam favor de levantar o braço... devem ser eles.
0
desejo intenso
De voltar a ver certas pessoas. Já là vai quase um mês de ausência. Quantos mais dias? Pede-se um encontro, um programazinho, um qualquer coisa. E espera-se que venha a haver um encontro, um programazinho ou um qualquer coisa. Quando?
0
tarolas e pratos de choque?
De há umas semanas para cá tenho andado a dar aulas de bateria a dois miúdos. Miúdos mesmo, com os seus 11-12 anos. E o que mais me impressiona neles, é que já têm vontade de se parecerem com o Steve Gadd ou o Dave Weckl. Querem bater em todo o lado, à pressa e com uma força nunca vista. A diferença entre eles e o Steve Gadd está aí. O Steve Gadd toca na bateria como se esta fosse de cristal. Trata-a como um bem muito precioso, com todo o cuidado que requer. É isto que tenho que lhes ensinar. Que devagar se vai ao longe. Percebem porque é que lhes ponho os pratos antigos, já todos estragados?
3
“Igreja Cristo é Show”
10 de junho de 2007
Chegou-me aos ouvidos por alguém que leu um post do David Bengelsdorff e que por sua vez descobriu o assunto em questão. Estão confusos? O segundo linque indica uma lista de nomes de igrejas situadas no Brasil. A que pus em título é apenas uma delas. A análise do David está correctíssima e eu acrescentaria que estes brasileiros têm imaginação para dar e para vender. Querem mais uma? “Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade”. Outra? “Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água”. Ora leiam antes a lista.
1
microfone
Hoje puseram-me um microfone à frente da bateria para que eu amanhã ajude a dinamizar a parte vocal do louvor. Ora eu suspeito que a coisa vá correr mal, porque, reparem, isto é como se vos obrigassem a andar de bicicleta e a passar as mudanças ao mesmo tempo.
0
portuguesização
É uma palavra que acabo de inventar para tapar uma lacuna da nossa Língua. O meu sonho é vê-la no dicionário da Porto Editora e na boca do Presidente da Republica aquando de discursos dirigidos ao povo português.
0
finalmente português a sério!
Como sabem – e saberão se forem leitores assíduos deste blogue desde a sua tenra idade – vivi longos anos na Suiça, tendo regressado a Portugal há uns 5 anos atrás. Mas só agora posso finalmente dizer que o meu processo de portuguesização está concluído. É que comprei hoje um teclado com mapa de caracteres português para substituir o meu antigo teclado com mapa suiço.
1
rápidas sobre futebol
9 de junho de 2007
Cristiano Ronaldo diz que o Ferguson é como uma mãe para ele:
Isto choca-me, visto que Inglaterra é um país muito tradicionalista e onde o respeito mútuo e a boa educação são palavras de ordem. Como é que permitiram uma operação de mudança de sexo (acto imoral) a uma pessoa com esta popularidade, que ainda por cima ostenta o título de “Sir”?

Alguém no Chelsea partiu a Taça conquistada recentemente:
Pois... aqui já não estou chocado. Li algures que a Taça de Inglaterra é muito parecida com a cara do Rui Jorge. Está claro que assim que viu aquilo, o José Mourinho teve uma recaída e fez-se à Taça. Agora quem vai pagar é um pobre jogador da equipa. Diz-se que o Hilário está no topo das apostas. Onde há português há gato.

Jogo de futebol assinala a contagem decrescente para o Euro 2008, na Suiça, a 3500m de altitude: E falta de pulmões, não? No meio de tanto frio, só vejo uma vantagem nisto... a colisão entre pernas de pau e uma bola de gelo é algo cirurgicamente muito saudável. Infelizmente os jogadores que alinharam eram suiços e austríacos que já penduraram as botas. Podiam ter levado para là o Petit e mais uns quantos para partir a loiça de cristal, não acham?
0
o mensageiro da malta
7 de junho de 2007
Começo a ficar convencido de que alguns dos meus amigos e conhecidos usam uma versão especial do Messenger, que apresenta um campo onde a pessoa escreve o nome là da moça ou do moço, e este gera automaticamente o texto adequado, que daria qualquer coisa como “AmUh-T mt mt mt [nome] pAraH xEmPr=)***”. É que, à vista do que tem acontecido, isto só pode ser uma epidemia em grupo.
0
viagem à português
Foi uma viagem de autocarro. O jantar fez-se ao regresso, da maneira mais tuga que pode haver: o veículo estacionado perto do centro comercial. Uns sacaram do farnel e plantaram a tenda na relva que circunda o Teatro. Outros preferiram algo mais refinado e foram jantar ao Dolce Vita. Mas a vantagem dos primeiros é que puderam partilhar boroa, chouriça, pastéis de bacalhau, batatas fritas e panados de porco. Os segundos, esses, ficaram-se pelo menu individual dos restaurantes.
0
viagem às terras reais
Hoje foi o dia da viagem anual da igreja. Destino escolhido? Vila Real. Primeiro passámos em Lamego para visitar a Quinta da Pacheca, onde nos falaram um pouco da história da Quinta e o historial da família que detém aquilo. Houve direito a prova de vinho do Porto e pronto, siga viagem! A viagem a Vila Real tinha um destino particular: a Casa de Mateus. E a Casa de Mateus é uma edificação barroca, construída durante a primeira metade do século XVIII. Durante a visita tivemos a oportunidade ver os “apartamentos” tal como eram ocupados naquela altura, não sem esquecer o património que decorava a Casa. Pinturas, esculturas, jóias, trajes, e por aí fora. Para além do interior da casa, o que mais me encantou naquela herdade foi os jardins. Estes são essencialmente constituídos por arbustos dispostos e recortados pelos mais diversos padrões. São jardins enormes, com pomares à volta, e cuja grandeza e beleza convidam a um longo passeio naquele lugar. Confesso que fiquei bastante agradado com a Casa de Mateus e com a cidade de Vila Real. Daquilo que tive oportunidade de ver, pareceu-me uma cidade lindíssima e um belo sítio para se viver. Assim concluo, encorajando-vos a ir até àquele lugar (Vila Real e em particular a Casa de Mateus) quando tiverem um fim de semana livre. Foi um dia positivo.
0
my King - 3
6 de junho de 2007
Encontrei! Encontrei o nome da segunda música que se ouve no vídeo. Trata-se de uma intro de David Crowler Band. O título é “Coming Toward”. Muito bom.
1
era uma inevitabilidade
5 de junho de 2007
Descobri que já não estou linkado no Blog do Piano e na Voz do Deserto. Pelo que percebi, na Voz já ninguém está.

O que é que me dizes a isto, Jo?
2
bricabraque e pechisbeque
A querida amiga Selma, ou por outras palavras, Menina Bule de Chá, deixou que passassem uns meses sem termos oportunidade de a ler. Mas agora voltou com um cantinho novo. Mais que um baú cheio de velharias, quer-se que seja uma caixinha de relíquias. Modéstia à parte, apreciem também a mobília da casa. Quinquilharia de alta qualidade, diz ela.
Chegou o Bricabraque e Pechisbeque!
0
my King - 2
3 de junho de 2007

My King was born King. The Bible says He’s a Seven Way King. He’s the King of the Jews – that’s a racial King. He’s the King of Israel – that’s a National King. He’s the King of righteousness. He’s the King of the ages. He’s the King of Heaven. He’s the King of glory. He’s the King of kings and He is the Lord of lords. Now that’s my King. Well I wonder if you know Him. Do you know Him? Don’t try to mislead me. Do you know my King? David said the Heavens declare the glory of God, and the firmament show His handiwork. My King is the only one whom there are no means of measure can define His limitless love. No far seeing telescope can bring into visibility the coastline of His shore of supplies. No barriers can hinder Him from pouring out His blessing. Well, well, He’s enduringly strong. He’s entirely sincere. He’s eternally steadfast. He’s immortally graceful. He’s imperially powerful. He’s impartially merciful. That’s my King. He’s God’s Son. He’s the sinner’s saviour. He’s the centrepiece of civilization. He stands alone in Himself. He’s august. He’s unique. He’s unparalleled. He’s unprecedented. He’s supreme. He’s pre-eminent. Well, He’s the loftiest idea in literature. He’s the highest personality in philosophy. He’s the supreme problem in high criticism. He’s the fundamental doctrine of proved theology. He’s the carnal necessity of spiritual religion. That’s my King. He’s the miracle of the age. He’s the superlative of everything good that you choose to call Him. Well, He’s the only one able to supply all of our needs simultaneously. He supplies strength for the weak. He’s available for the tempted and the tried. He sympathizes and He saves. He’s strong God and He guides. He heals the sick. He cleanses the lepers. He forgives sinners. He discharged debtors. He delivers the captives. He defends the feeble. He blesses the young. He serves the unfortunate. He regards the aged. He rewards the diligent and He beautifies the meek. Do you know Him? Well, my King is the key of knowledge. He’s the wellspring of wisdom. He’s the doorway of deliverance. He’s the pathway of peace. He’s the roadway of righteousness. He’s the highway of holiness. He’s the gateway of glory. He’s the master of the mighty. He’s the captain of the conquerors. He’s the head of the heroes. He’s the leader of the legislatures. He’s the overseer of the overcomers. He’s the governor of governors. He’s the prince of princes. He’s the King of kings and He’s the Lord of lords. That’s my King. Yeah. Yeah. That’s my King. My King, yeah. His office is manifold. His promise is sure. His light is matchless. His goodness is limitless. His mercy is everlasting. His love never changes. His Word is enough. His grace is sufficient. His reign is righteous. His yoke is easy and His burden is light. Well. I wish I could describe Him to you, but He’s indescribable. He’s indescribable. Yes. He’s incomprehensible. He’s invincible. He’s irresistible. I’m coming to tell you, the heavens of heavens cannot contain Him, let alone a man explaining Him. You can’t get Him out of your mind. You can’t get Him off of your hands. You can’t outlive Him and you can’t live without Him. Well, Pharisees couldn’t stand Him, but they found out they couldn’t stop Him. Pilot couldn’t find any fault in Him. The witnesses couldn’t get their testimonies to agree. Herod couldn’t kill Him. Death couldn’t handle Him and the grave couldn’t hold Him. That’s my King. Yeah. He always has been and He always will be. I’m talking about He had no predecessor and He’ll have no successor. There was nobody before Him and there’ll be nobody after Him. You cant impeach Him and He’s not going to resign. That’s my King! That’s my King! Thine is the kingdom and the power and the glory. Well, all the power belongs to my King. We’re around here talking about black power and white power and green power, but it’s God’s power. Thine is the power. Yeah. And the glory. We try to get prestige and honour and glory for ourselves, but the glory is all His. Yes. Thine is the Kingdom and the power and glory, forever and ever and ever and ever. How long is that? And ever and ever and ever and ever. And when you get through with all of the evers, then, Amen.

Dr. S. M. Lockridge

0
my King
Há umas semanas o Nuno deixou no seu blog o linque para um vídeo no Youtube. Do seu título “My King”, este vídeo apresenta não mais senão uma coisa: um fundo preto com palavras em branco a desfilar. É uma apresentação, narrada, da enorme lista de qualidades, particularidades e adjectivos que definem Jesus Cristo. Devo dizer que a aquelas palavras, ditas com aquela entoação, e com aquela música – a segunda – em pano de fundo, me deixam deveras arrepiado. Este vídeo está tão simples, mas ao mesmo tempo tão brutal que me encoraja a ir dia após dia pelo Caminho certo.
3
o serão que levantou a dúvida
Depois de um jantar entre amigos no qual comemos panquecas com uma variadíssima escolha de recheios, entre os quais, queijo e fiambre, doce de framboesa, Nutella ou até gelado de chocolate e morango do Pingo Doce, a malta reuniu-se em frente à televisão para ver um filme. Uns sugeriram começar-se finalmente a ver a “trilogia” do Star Wars, outros sugeriram começar-se a ver a saga do Indiana Jones... mas acabámos por ver a animação “Balbúrdia na Quinta”. Tem tudo a ver, não tem? Ora bem, o filme até está interessante, mas fiquei perplexo ao ver duas vacas, respectivamente, pai e filho. Diriam vocês que não seriam vacas, mas sim bois, não é? Sim mas tinham tetas. Erro de casting?
0