De todas as aplicações de design que são usadas comercialmente, o Adobe Photoshop é o mais popular, extensivamente usado e largamente apreciado. Recentemente, a família Adobe decidiu repentinamente mudar o antigo logótipo do Adobe Photoshop e esta renovação de identidade não alcançou muito boas apreciações (ou até aprovações).
O antigo logótipo do Photoshop era um logótipo simples, com apenas um
‘P’ e um
‘s’ escritos a branco, sobre um fundo azul. O seu tamanho era algo mais compacto e pequeno comparado com o novo logótipo. Já este tinha rompido com o passado, dado que os anteriores logótipos começaram por apresentar um olho estilizado, sendo depois substituído por uma pena.
O novo logótipo tem um distinto e bem legível tipo de letra com ‘Photoshop’ escrito em grande e com o slogan
‘See What's Possible’ num tamanho mais pequeno e abaixo do nome.
O tipo de letra do novo logótipo do Photoshop está a negrito e bem distintivo, e o ícone a três dimensões parece apresentar um
‘P’ dentro de uma espécie de bolha de diálogo. O tamanho do logótipo é pequeno em detrimento do tipo de letra que é largo e proeminente. O novo logótipo parece estender-se, quando comparado com o antigo mais compacto. As cores usadas são as mesmas, ou seja, branco e azul (embora em tonalidades mais claras e luminosas), mas a nova versão vê o preto ser introduzido como a cor do tipo de letra, que dá uma tonalidade mais formal ao logótipo e dá proeminência à letra.
No entanto, depois de todo este exercício de criatividade, este novo logótipo do Photoshop recebeu uma grande quantidade de criticismo. Toda a gente estava bem associada à anterior e mais simples versão do logótipo e a condenação do novo faz-se essencialmente devido a esta tal “bolha de diálogo”. O que é que o Photoshop tem a ver com uma bolha de diálogo? E que ideia é que o buraco tenta passar? Estas perguntas permanecem um mistério para os milhões de utilizadores deste standard dourado da imagem digital. Segundo muitas pessoas, em vez de criar uma perspectiva mais profissional, a Adobe apresenta-se com uma aparência demasiado amadora com o logótipo do seu Photoshop.
Em vez de apostar numa radical mudança de imagem (mantendo apenas as cores), a Adobe devia ter apostado numa inovação, modernização e rejuvenescimento do anterior
‘Ps’ estilizado. Esta nova imagem traz à mente uma certa semelhança com o logótipo do Microsoft Silverlight, concorrente directo da tecnologia Flash da... Adobe. Não fossem estas duas marcas arqui-rivais e arriscaria a dizer que recorrem à mesma agência de design.
(Acerca do Photoshop: o Adobe Photoshop é um editor de grafismo desenvolvido e publicado pela Adobe Systems. É o actual líder de mercado para
bitmap comercial e gestão de imagem. Conhecido como o standard de grafismo para profissionais na indústria, o Photoshop é o estandarte de honra da Adobe Systems.)