relembrar uma noite memorável
19 de abril de 2007
Chega de falar de coisas enfadonhas. Vou relembrar um momento que me proporcionou grande prazer.

Numa noite de Março, há dois anos atrás, estava eu a regressar de Água de Madeiros, depois de ter participado no Congresso anual do Departamento da Juventude da CBP. Eu e mais três amigos. Era um sábado. A operadora de telefonia Vodafone tinha lançado uma promoção para aquele fim-de-semana que consistia em chamadas totalmente gratuitas para números 91. Tudo começou quando um desses amigos que me acompanhavam decidiu telefonar ao seu primo, para ter notícias deste, visto que não se pagava patavina. O primo não atendeu e nós telefonámos a outro primo. Desta vez, ocultando o número de telefone e optando por um sotaque de imigrante de leste. A partir daí desatámos a pesquisar números 91 nas nossas respectivas listas telefónicas em busca de alvos potenciais.

Meus amigos, isto tornou-se na viagem mais memorável de Água de Madeiros para Viseu de que há memória. Telefonar, de forma anónima, a amigos e conhecidos nossos, a fazer-nos passar por um tal de “Sergei”, que aterrara no Aeroporto da Portela, vindo directamente da Ucrânia, deixando là uma mulher e cinco filhos pobres e a quem lhe tinha sido dito para telefonar à pessoa em questão, alegando uma oferta de alojamento e de emprego.

Todos cairam. Uns insultaram-nos («epá, ide mas é dar banho ao cão!! Eu vou chamar a minha mãe, ouviram??»), outros alinharam. Entre as vítimas, podemos incluir o líder da claque dos SuperDragões, que contra todas as expectativas sempre se mostrou cordial, educado e receptivo a falar de assuntos de futebol; e podemos incluir também o senhor William, autor do blog Cooking Lessons, que a meu ver teve um comportamento cinco estrelas. Alinhou do início ao fim numa história esfarrapada que inventámos e louvo a sensibilidade e o espírito de entreajuda que este senhor demonstrou.

Digo-vos. Se quiserem passar uns momentos de grande divertimento, arranjem um telemóvel, escondam o número, assumam uma identidade duvidosa, e brinquem com os vossos amigos.

Foi das melhores noites da minha vida.

(Se me orgulho nisso? Nem orgulho nem deixo de orgulhar. Brinquei com amigos meus e fi-lo sem maldade nenhuma, ninguém saindo chateado por causa disso. Bem pelo contrário, bem pelo contrário.)
0
what people said?
0 comment(s)
post a comment!